Tuesday, March 22, 2011

A história da Praia do Assassinato


Um encontro entre os Maoris e os Pakehas em 1817.
Há muitas histórias sobre as batalhas e os massacres que aconteceram na costa de Otago durante a época dos baleeiros e dos caçadores de focas. Entre estas histórias estão alguns que descrevem o famoso encontro na Praia do Assassinato em 1817.
Whareakeake é uma praia branca e arenosa situada a poucos quilômetros ao norte de Taiaroa Head na entrada do porto de Otago e antes de chegar à Praia Comprida. Atualmente é chamada Whareakeake pelos Maoris locais mas é conhecida também como a Praia do Assassinato. Antigamente era o centro da fabricação de ferramentas de pounamu antes a chegada dos povos europeus.
Em 1810, um incidente que aconteceu a bordo de um dos barcos europeus no porto de Otago causou o início da Guerra dos Caçadores de Focas ou A Guerra da Camisa.Um cacique Maori roubou uma camisa vermelha e uma faca que pertencia a um homem de Sydney Cove e, por causa disso, as relacões entre os Maoris e os Pakehas azedaram.
Mais cedo, um dos colonizadores que se chamava 'Tucker' tinha roubado um objeto sagrado para os Maoris: a cabeça preservada de um de seus chefes. Há quem pense que foi o que levou ao massacre em Whareakeake.
Em 1815, William Tucker se instalou em Whareakeake.Ele construiu uma casa e morou lá com uma mulher Maori, criando umas ovelhas e umas cabras.Os Maoris chamavam-no Taka e Wioree sendo o seu primeiro nome Willy.
Quando ele voltou de Hobart com Kelly, o capitão do barco Sophia em 1817, e ancorou no porto de Otago,Taka teve uma recepção cordial dos Maoris, mas o cacique Korako de Whareakeake se recusou a navegar até o outro lado do porto para receber alguns presentes.
Mais tarde, Kelly, Tucker e um grupo de cinco pessoas navegaram até Whareakeake.No início parecia que não havia problema mas alguns Maoris ataquaram Veto Viole e John Griffiths quando Tucker estava fora de casa.Kelly e Tucker fugiram para o barco, mas Tucker foi assassinado com uma lança. Kelly viu quando eles cortaram os membros de Tucker em pedaços.
Quando o Capitão Kelly voltou a bordo do Sophia, ele descobriu cento e cinquenta Maoris a bordo.Uma batalha imensa ocorreu e muitas pessoas morreram. Kelly se vingou dos Maoris destruindo todas as suas canoas.
Aparentemente, o cacique Te Matahaere ordenou a morte de Tucker e, de acordo com a história , Taiaroa matou os outros Pakehas. Todos os mortos foram comidos.
Por esta razão Whareakeake recebeu o novo nome de Praia do Assassinato.

No comments:

Post a Comment