Thursday, April 7, 2011

The Dunedin Sound - O Som de Dunedin

O Som de Dunedin era um tipo de música popular de indie criado na cidade universitária sulista de Dunedin, na Nova Zelândia, no princípio dos anos 80's.O som era similar ao som tradicional de indie pop mas os músicos demonstravam um estilo de tocar o violão que criou um som jingly jangly e usavam linhas de baixo mínimas e tocaram os tambores numa maneira solta.Sintetizadores também eram usados
freqüentemente.
O Dunedin Sound se originou ao tempo do aparecimento de punk como uma influência musical na Nova Zelândia no final dos anos 70's.Devido a estar isolado da cena punk em Auckland,os grupos punk de Dunedin desenvolveram um som que foi influenciado fortemente por grupos como o Velvet Underground e os Stooges.Isto foi complementado pelo estilo de tocar o violão que foi influenciado fortemente pelas bandas da época psicodélica dos anos 60's como os Beatles e os Byrds.A combinação dos dois desenvolveu um estilo musical conhecido como o Som de Dunedin.
O crescimento do Som de Dunedin coincidiu com o advento de Flying Nun Records,que era um estúdio de gravação que foi fundado em Christchurch mas que promoveu o Som de Dunedin, e também com o advento das emissoras de rádio nas universidades maiores na Nova Zelândia.Ambas coisas ajudaram a aumentar a popularidade da música no país inteiro.
Eu ainda me lembro destes anos com grande afeto. Era um tempo emocionante e divertido para se estar em Dunedin. Eu me lembro que todos os fins de semana ia aos shows,freqüentemente para ver o Clean ou os Chills ou uma seleção de bandas. Eu também me lembro quando eu fiz tûrne com os Verlaines e Sneaky Feelings.Eu peguei carona a distância inteira,de Dunedin até Auckland, com um dos músicos,porque não havia nenhum lugar para nós na camionete da banda!!
Atualmente há ainda algumas bandas que fazem albuns e ainda fazem tûrne tocar à audiências mundial e também na Nova Zelândia.Robert Scott e os Bats ainda tocam e David Kilgour do Clean ainda está fazendo albuns solos.Muitos dos músicos ainda moram em Dunedin mas outros deslocaram às outras partes do mundo.

No comments:

Post a Comment